Não é de hoje que Zubeldía é contestado por uma parte da torcida. Para aqueles mais lúcidos e com a mínima visão do que é futebol, já ficou evidente o quanto nosso treinador é limitado. Hoje, mais uma vez, o time se viu refém de lampejos individuais e de um desastroso sistema defensivo. Mais uma vez o tricolor saiu vaiado de campo e está cada vez mais pressionado.
Primeiro tempo
No primeiro tempo, o Velo Clube estava até melhor no jogo, foi aí que apareceu Luciano para abrir o placar após receber um belo passe de Enzo Díaz. O jogador mais questionado do elenco guardou com habilidade. São Paulo 1×0.
Depois desse primeiro gol, o time do São Paulo cresceu na partida e teve algumas chances desperdiçadas até o gol do Velo Clube, em mais uma lambança do nosso sistema defensivo, que deixou o jogador adversário cruzar com tranquilidade e sem marcação alguma. Alan Franco não conseguiu subir o suficiente, e Enzo Díaz não foi capaz de cobrir a marcação. Silas, com extrema facilidade, colocou a bola no canto esquerdo do atrapalhado Jandrei.
O jogo ficou equilibrado novamente, mas, em um lançamento que parecia perdido, Calleri usou sua principal característica para brigar pela bola e dar um passe açucarado para Luciano colocar o Tricolor novamente na frente. O primeiro tempo terminou com o São Paulo em vantagem por um gol e o jogo aparentemente equilibrado.
Segundo Tempo
Zubeldía fez algo inédito em sua passagem pelo São Paulo: realizou duas substituições no intervalo. Saíram Calleri e Enzo Díaz para as entradas de Patryck e André Silva. A partir daí, o time caiu muito de produção. Lucas Moura e Oscar seguiam errando tudo que tentavam. E, aos 28 minutos do segundo tempo, em mais um erro de marcação, André Amorim acertou o ângulo de Jandrei. Tudo igual novamente
O clima começou a ficar cada vez pior em campo, com o São Paulo no “bumba meu boi” e o Velo Clube explorando os contra-ataques. Foi aí que Luciano apareceu novamente com um passe espetacular para Patryck, que conseguiu acertar seu primeiro cruzamento nos seus dois anos de São Paulo. André Silva só empurrou para o gol. Enfim, a virada.
No final do jogo, Zubeldía tirou o surpreendente Cédric e Pablo Maia para colocar Igor Vinícius e Bobadilla. No primeiro lance em que a bola caiu no lado direito, o jogador do Velo Clube deu um drible de corpo na zaga do São Paulo. Igor Vinícius, perdido na jogada, não conseguiu chegar, e Jefferson Nem colocou a bola no canto de Jandrei, que, se tivesse o braço um pouco menos curto, pegaria a bola. 3×3 e um clima pesadíssimo no Mané Garrincha.
Depois do empate, não houve tempo para mais nada, apenas para o catado do São Paulo receber mais uma vez vaias da torcida tricolor pelo péssimo futebol.
Agora, o São Paulo vai pressionado para o clássico contra o Palmeiras, e Zubeldía chega ao seu momento mais crítico no comando do time. Tudo caminha para um final de fevereiro melancólico e com o São Paulo no mercado em busca de um novo técnico. Já se ouve até o nome de Diniz no corredores do Morumbi. Até parece um déjà vu…
? Notas
Jandrei – GOL
Nota: 2
Não teve culpa no primeiro gol. No segundo, deu um passe totalmente torto que acabou gerando o ataque. No terceiro, foi impedido de pegar a bola pelo seu “bracinho de T-rex”.
Cédric Soares – LAT
Nota: 5
Uma grata surpresa para a lateral do São Paulo. Fez o básico, correu o que pôde, pediu jogo, reclamou com a juíza, fez cruzamentos… tudo aquilo que Igor Vinícius é incapaz de fazer. Por mim, renovava hoje o contrato.
Arboleda – ZAG
Nota: 4
Entra treinador, sai treinador, e o Arboleda não aprende a passar a bola decentemente. Isso só nos faz pensar que o técnico é um mero entregador de colete e que não treina os jogadores para corrigir suas deficiências. Errou alguns passes fáceis que poderiam causar problemas. No mais, fez boas intervenções e antecipações, além de salvar um gol em cima da linha. Não conseguiu chegar para travar o chute no terceiro gol.
Alan Franco – ZAG
Nota: 5
Está adquirindo um melhor ritmo. Achei que falhou no posicionamento no primeiro gol. Subiu na bola, mas não encontrou nada. Atuação discreta do nosso melhor zagueiro.
Ferraresi – ZAG
Nota: 3
Entrou no final para fechar o lado direito e falhou na missão. Não tem espaço na zaga, e agora, com a chegada de Cédric, não terá espaço na lateral também. Um ótimo candidato a ir embora do São Paulo.
Enzo Díaz – LAT
Nota: 5
Deu um bom passe no primeiro gol de Luciano, mas se mostrou um pouco nervoso e errou mais do que nas outras partidas. Foi substituído para a entrada de Patryck.
Patryck – LAT
Nota: 3
Conseguiu acertar seu primeiro cruzamento na vida ao receber passe de Luciano e achar André Silva para marcar o terceiro gol. Tirando isso, continuou o Patryck de sempre: fraco.
Alisson – MEI
Nota: 3.5
Não é nem de longe aquele jogador antes da lesão. Tem errado passes básicos e deixado espaços na marcação. Hoje, sua maior qualidade no time é distribuir a saída de bola, já que nosso querido Arboleda é incapaz de fazer isso.
Pablo Maia – MEI
Nota: 3.5
Outro que ainda não conseguiu retornar à boa forma de antes da lesão. Não se apresentou à frente e não foi muito efetivo nos contra-ataques do Velo Clube. Precisa melhorar.
Bobadilla – MEI
Nota: 2.5
Entrou no lugar de Pablo Maia e não agregou em nada.
Oscar – MEI
Nota: 3.5
Um jogador que recebe R$ 2 milhões por mês não pode ter uma atuação como a de hoje contra o pior time do campeonato. Errou tudo que tentou.
Luciano – ATA
Nota: 8
O melhor jogador do time. Fez dois gols e deu um passe que clareou toda a jogada do terceiro gol. Apesar da crítica de boa parte da torcida, muitas vezes tem se mostrado um jogador decisivo e goleador.
Igor Vinícius – LAT
Sem condições de dar nota aqui. Torcendo para que Cédric não se lesione e para que Zubeldía não invente.
Lucas Moura – MEI
Nota: 3
Mesma coisa de Oscar. Recebe uma fortuna e é muito irregular. É ídolo, mas precisa melhorar. Hoje errou tudo que tentou, não conseguiu arrancar nenhuma vez e, quando sobrou, errou no último passe.
Calleri – ATA
Nota: 6
Foi um dos poucos que jogaram bem nessa noite trágica. Brigou no segundo gol para dar o passe para Luciano e arriscou alguns chutes que exigiram boas defesas do goleiro.
André Silva – ATA
Nota: 7
Entrou e fez o terceiro gol. Tem correspondido e feito seus gols nos poucos minutos que tem.
Luis Zubeldía – TEC
Nota: 1
Entregador de colete nato. Não tem padrão de jogo. A zaga está toda exposta para o quarteto poder atuar. Sabota os meninos da base e está cavando a própria cova. Teve todo tempo do mundo para dar um padrão para o time e até agora nada. Uma completa decepção. Se perder para o Palmeiras, tem grandes chances de estar desempregado já em março.